terça-feira, 11 de novembro de 2014

Vitória dos trabalhadores do Serpro/SC contra as punições da direção da empresa

Texto extraído do blog da FNI.

Na quinta-feira (30/10),  o Sindpd/SC conquistou uma importante decisão liminar na Justiça (veja AQUI a decisão judicial) em favor dos trabalhadores que se mobilizaram pela jornada única de 6h.

Na campanha salarial de 2014 os trabalhadores do Serpro de vários estados se mobilizaram, mas foi de Florianópolis que veio a surpresa com uma nova ideia de atividade: a jornada única de 6h. Uma experiência interessante, que precisa ser debatida com profundidade em todos os estados.

Mas a direção do Serpro, fervorosa defensora de punir os trabalhadores que se insurgem contra suas posições e de seus parceiros no movimento sindical, resolveu punir os trabalhadores de Florianópolis, os quais realizaram greve parcial na campanha salarial – no formato de seis horas diárias de trabalho, ao invés de oito horas. Essa mobilização, deliberada em assembleia pelos trabalhadores, colocou à prova a postura arrogante e autoritária da direção do Serpro. Vale lembrar que há poucos dias aconteceu uma palestra da empresa sobre a felicidade no trabalho.

A direção do Serpro tentou descontar as horas paralisadas e o Sindpd/SC barrou, por meio de liminar. Não satisfeita, para a mesma semana de greve, o Serpro aplicou severa advertência para os colegas que se mobilizaram e logo após, suspensão por três dias. Ou seja, a punição aumentava à medida que os trabalhadores davam continuidade à greve, enfraquecendo o movimento. No mês de Outubro, os trabalhadores seriam descontados em cinco dias de trabalho, pois além dos três dias a empresa colocou o repouso remunerado, ampliando os descontos para cinco dias.

O Sindpd/SC ingressou na Justiça pedindo o cumprimento da liminar e dizendo que o Serpro estava, por meio de subterfúgios, aplicando nova penalização aos trabalhadores. A Justiça novamente reafirmou a liminar, que impede qualquer desconto por motivo de greve e ampliou a multa que o Serpro terá que pagar se descumprir a mesma.

É uma grande vitória da luta dos trabalhadores que sofreram assédio moral, atos antissindicais e toda a sorte de pressão por parte da direção do Serpro. É importante lembrar que a Fenadados e os sindicatos filiados a ela não tomaram nenhuma iniciativa de solidariedade aos colegas de SC e contra os desmandos do Serpro.

Toda nossa solidariedade aos colegas e a certeza de que a luta vale a pena. Fica a dica para a próxima campanha salarial, no sentido de debatermos essa modalidade de mobilização que foi utilizada em SC, tanto no Serpro como na Dataprev.

OLTs e sindicatos que constroem a FNI e entidades parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário