quarta-feira, 20 de novembro de 2013

SRTE recomenda contratação de novo médico na regional Salvador

Desde 19 de julho deste ano, a regional Salvador está sem médico. O exame médico periódico foi suspenso sem qualquer previsão de retomada.  As instalações do posto médico estão em condições duvidosas e a empresa nada fez para mudar esse cenário. Porém, graças à atuação da OLT, que solicitou fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE, antiga DRT) nas dependências da empresa, um novo médico será contratado.

No primeiro semestre, em maio, a empresa foi comunicada sobre as más condições de trabalho na sala do Serviço Médico, pois, além do cheiro de gordura, proveniente do refeitório, que exalava do duto do ar condicionado, havia forte odor de mofo no ambiente. A empresa ignorou o pedido da OLT em revisar as instalações. A solução encontrada, de duvidosa eficácia, foi transferir a técnica de enfermagem para o setor pessoal. Apesar do novo ambiente estar em condições de trabalho, não é condizente com o serviço prestado, pois o atendimento está ocorrendo em um ambiente coletivo. É sabido que tal atendimento exige sigilo, discrição e autonomia do profissional. Mas parece que só o SERPRO desconhece isso.

Sem ter uma resposta da empresa sobre os problemas identificados no serviço médico, só restou à OLT pedir a mediação da SRTE. A solicitação ocorreu em 05 de julho. Em visita ao SERPRO, realizada no mês passado, o agente recomendou que, em 30 dias, a empresa providenciasse a contratação de um profissional de saúde (médico) e agendou a visita de um engenheiro da SRTE para analisar as condições das instalações do Serviço Médico. A visita deve ocorrer ainda este mês.

Trecho do ofício encaminhado à SRTE
Infelizmente, a postura intransigente dos gestores impossibilita a melhoria das condições de trabalho dos empregados da Regional. É preciso que todos, gestores e empregados, principalmente os primeiros, enxerguem a OLT como uma organização voltada para apoiar os funcionários e a empresa. Apoiar a ambos, sim, pois os benefícios conquistados para os funcionários refletem na melhoria das condições e, portanto, na produtividade do trabalho, aumentando os resultados para a empresa. Assim, a relação que buscamos é e será sempre de parceria, inequivocamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário