Pelo que consta, na ata da reunião dessa terça-feira (21/05) entre a empresa e a federação sobre a PPLR de 2013, trataram também da bomba que estava no colo da Fenadados: a PPLR de 2012. A federação, que passou todo o ano de 2012 silenciosa, agora responsabiliza o Serpro pelo não pagamento.
A empresa, como fiel parceira da federação, mudou o argumento - que inclusive não havia usado nas respostas para a OLT/BH na consulta da ouvidoria e na minuta da PPLR 2013, que a empresa divulgou nacionalmente. A conversa do Serpro, agora, é que usou a verba para pagar obrigações legais com a União. Parece brincadeira. Em menos de 15 dias a empresa mudou sua versão.
Empurra-empurra de versões entre empresa e federação. Quem perde são os trabalhadores!
É tudo um grande engodo para tentar passar a perna nos trabalhadores. Afinal, a Fenadados não se posicionou sobre o tema em 2012; não redigiu nenhuma nota, não divulgou nenhuma ata de reunião, não fez nenhuma denúncia contra o Serpro, não convocou os trabalhadores à mobilização devido ao rompimento que ela diz ter havido, por parte da empresa.
Será que está, mais uma vez, explicado o motivo das reuniões entre Serpro e Fenadados acontecerem dentro da sede da federação, e somente com a presença dos sindicatos parceiros?
Essa postura do Serpro justifica que os trabalhadores façam muita pressão e mobilização em todo o país. E caso a PPLR não seja paga, fazer também uma ação judicial contestando este procedimento ilegal e injustificável. A empresa parece estar disposta a responder em juízo mais uma vez, gastando muito dinheiro público no processo - dinheiro este, que deveria estar indo para o reajuste salarial dos trabalhadores. Tudo isso, para salvar a relação de parceria que mantém com a Fenadados em troca de cargos e a não mobilização dos trabalhadores.
Mais do que nunca é hora de fazermos um grande dia de luta, em nível nacional, exigindo o pagamento da PPLR e uma campanha salarial de verdade! Sabemos que dinheiro tem, mas está indo para o bolso dos grandes empresários por meio de isenções fiscais e desonerações criadas pelo governo federal e para a corrupção que só cresce.
Sindicatos e OLTs que constroem a FNI
Nenhum comentário:
Postar um comentário